Quem sou eu

Minha foto
Paraty, Litoral Sul Fluminense, Brazil
DETRINDA, jornalismo, música, documentários. Compositor, repórter, videomaker, diretor e produtor de produtos audiovisuais. Pai e filho. Ciente que nada sei, cheio de vontade de aprender. Para aqueles que acreditam que o bem pode se propagar. Sejam Bem Vindos! (Davi Paiva,Trindade, Paraty-Rj).

domingo, 31 de maio de 2009

De Gay Talese a Chico Buarque, Flip tem programação eclética em 2009

Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 1º a 5 de julho. Sétima edição do evento homenageia Manuel Bandeira.
Com 35 autores divididos em 18 mesas, a Festa Literária Internacional de Paraty chega à sua sétima edição com uma programação eclética. A Flip acontece entre 1º e 5 de julho em Paraty, no Rio, e os ingressos começarão a serem vendidos a partir das 10h do dia 1º de junho pelo site http://ingressorapido.com.br/.
Entre as atrações internacionais do evento estão o jornalista Gay Talese, expoente do “novo jornalismo” e autor de livros como “A mulher do próximo” e “Fama & anonimato”; o crítico de música erudita da revista “New Yorker” e autor de “O resto é ruído” Alex Ross; o biólogo inglês evolucionista Richard Dawkins, de “O gene egoísta” e “Deus, um delírio”, e a escritora francesa Catherine Millet, autora de “A vida sexual de Catherine M.”, entre outras. A ala nacional da Flip traz o cantor Chico Buarque, autor do recém-lançado “Leite derramado” e de “Budapeste”; o escritor Critovão Tezza, de “Trapo” e “O fotógrafo”; o cineasta Domingos de Oliveira, diretor de “Todas as mulheres do mundo” e “Separações” e o escritor Milton Hatoum de “Relator de um certo Oriente” e “A cidade ilhada”. Além do mundo da literatura, a Flip continua abordando outras linguagens: se 2008 foi o ano de Neil Gaiman, roteirista do quadrinho “Sandman”, a nova edição do evento terá uma mesa especial para as HQs, composta por autores da nova geração brasileira Rafael Grampá, Rafael Coutinho e os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Já a artista conceitual francesa Sophie Calle inaugura a relação direta da Flip com as artes plásticas – ela participa da mesa “Entre quatro paredes”, com o ex-namorado Grégorie Bouillier.

Manuel Bandeira
Entre as atividades dedicadas ao homenageado de 2009, Manuel Bandeira, está a mesa “Antologia pessoal”, onde o professor Edson Nery da Silva lembra da convivência com o poeta e escritor no Rio de Janeiro e em Pernambuco ao lado de um ex-aluno de Bandeira, o jornalista Zuenir Ventura.
(Foto: internet, Pintura à óleo sobre Tela: Sandro José)

Nenhum comentário: